Sim, sim ... Não, não ...

 O Valor do não ...

Queridas almas amigas, nem tudo que chega até você merece um lugar no seu coração ou na sua agenda. Aquilo que é supérfluo, que não conversa com sua essência ou com os propósitos que Deus colocou no seu caminho, precisa receber um não, não de forma áspera ou fria, mas um não sereno, educado e firme.


Você não precisa se justificar demais, nem se sentir culpado. Basta falar com verdade e mansidão. Jesus nos mostrou que a palavra certa, dita com amor, pode tocar mais fundo que qualquer resposta apressada. Por isso, não esconda a decisão atrás de um “vou pensar” ou “me dê um tempo” se, no fundo, você já sabe que não poderá dizer sim. Diga com clareza: “Eu não posso”, “Isso não está alinhado com minhas prioridades agora” ou “Não tenho condições de assumir esse compromisso neste momento”.

As pessoas não são obrigadas a adivinhar o que é essencial para você. Elas merecem a sua sinceridade, mas também a sua delicadeza. E, quando você diz não de forma respeitosa e segura, algo bonito acontece: elas passam a valorizar ainda mais o seu sim, porque entendem que ele é verdadeiro.

Dizer não, às vezes, é um gesto de amor, com você e com o outro. É reconhecer que o seu tempo, sua energia e seu coração são preciosos e que devem estar comprometidos com aquilo que realmente faz sentido para a sua vida. E, quando você vive assim, em paz com seus limites, vive também mais perto daquilo que Jesus ensinou: que a verdade e a bondade caminham juntas, e que nosso falar deve ser sempre claro, mas carregado de amor.

Com carinho CR.

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder da Verbalização

Semelhanças !

Retire o véu que ofusca!